Apenas 16, entre 486 games, atingiram a marca.


Por Rodrigo Martin de Macedo

Um artigo no jornal americano New York Times cita Reggie Fils-Aime, da Nintendo América, que declarou que para que um estúdio obtenha lucro com a produção de um game de Wii é necessário que o título venda, ao menos, um milhão de cópias.

Segundo o site VideoGamer.com , o executivo explicou que nos consoles concorrentes, para atingir o mesmo lucro um game precisa vender ainda mais cópias, todavia dados da firma de análise NPD mostram que apenas 16, dentre 486 games de Wii, atingiram a marca de 1 milhão de cópias vendidas, sendo destes 9 da própria Nintendo.

Analistas confirmaram que a grande maioria dos games no mercado não ultrapassam 150 mil cópias vendidas, enquanto o custo para fazer um título, sem contar o investimento em marketing, gira em torno de US$ 25 milhões, comparado a apenas US$ 10 milhões na geração anterior.

Em 2006, a Namco explicou que para cobrir os gastos com o desenvolvimento de um título de PS3 seria necessário vender 500 mil cópias do game no mundo inteiro. Naquela época, o desenvolvimento de games em alta definição foi apontado como de US$ 8,6 milhões, mais que o dobro para a criação de um título para Wii.

Para tentar diminuir o prejuízo, algumas distribuidoras pensam em aumentar o custo para o consumidor final, o que pode afastar os jogadores, conforme noticiou o site Slashdot .

Os números ilustram que uma mudança no modelo de negócios precisa acontecer, explicou Mike McGarvey, antigo executivo da Eidos e agora da OnLive, um sistema de jogos “nas nuvens”, que pretende baratear o custo dos games para o jogador livrando seu computador do processamento de games pesados.

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